Lâmpadas Fluorescentes e Resíduos Eletroeletrônicos

Você sabe qual é a diferença entre resíduo, rejeito e resíduo perigoso? É importante saber, pois cada um deles tem um tratamento adequado.

Todos eles são conhecidos popularmente como lixo, mas não são a mesma coisa.
Os Resíduos Sólidos são todos os materiais, substâncias, objetos ou bens descartados resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semi sólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível.

Já os rejeitos são os resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada, ou seja, envio ao aterro.

Por sua vez, os resíduos perigosos são aqueles que, em razão de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade e mutagenicidade, apresentam significativo risco à saúde pública ou à qualidade ambiental.

A sua disposição final acontece em aterros específicos.

Algumas das características dos resíduos sólidos perigosos são encontradas em lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e equipamentos eletroeletrônicos, e por isso esse “lixo” merece todos os cuidados exigidos pela legislação vigente, pois os danos que eles podem causar aos seres humanos e ao meio ambiente podem ser irreversíveis.

A Ecoativa garante a destinação adequada de lâmpadas fluorescentes usadas e de outros resíduos perigosos, como o REE (Resíduo Eletroeletrônico).

Voltar

 

 

NOSSOS SERVIÇOS

A Ecoativa está habilitada e licenciada para realizar o trabalho de coleta,
transporte e descontaminação de todos os tipos de lâmpadas fluorescentes

quero entrar em contato

 

“Trabalho em uma empresa onde tem um consumo elevado de lâmpadas e equipamentos eletrônicos. Natal precisava de uma empresa séria que fizesse a coleta e descarte deste material. E como primamos pelo politicamente correto, optamos pela ECOATIVA, porque temos a certeza que entregamos nossos descartes com quem se preocupa com o meio ambiente.”

Alaídes Lucia Gurgel do Amaral