Lâmpadas Fluorescentes

Respeitando o direito da sociedade à informação e ao controle social, a Ecoativa gostaria de compartilhar a sua preocupação com o manejo de resíduos sólidos perigosos que contém mercúrio e podem ser encontrados no nosso dia a dia.

Se, por um lado, a utilização desse metal em lâmpadas fluorescentes e em pilhas, por exemplo, proporciona aos produtos um maior ganho energético, uma maior durabilidade e, portanto, uma diminuição dos custos, por outro lado, os resíduos gerados pelo uso desses produtos merecem um cuidado especial.

O mercúrio se acumula nos organismos vivos ao longo da cadeia alimentar. A disposição de resíduos perigosos que contém mercúrio em aterros comuns cria o ambiente ideal para que as substâncias tóxicas encontradas neles penetrem e contaminem o solo e os corpos d’água e, consequentemente, infectem plantas, animais e os seres humanos, os quais não possuem a capacidade de metabolizar tais substâncias, que acabam se acumulando no organismo e causando diversos problemas de saúde, como anemia, paralisia parcial, câncer e até mutações genéticas, além de prejudicar o sistema nervoso central, fígado, rins e pulmões.

As lâmpadas fluorescentes são constituídas, basicamente, por um tubo de vidro, um pré-revestimento de alumina, um gás inerte (geralmente o argônio) e uma poeira fosforosa que contém diversos metais, entre eles o mercúrio, em forma de vapor, o seu estado mais perigoso.

Uma vez quebrada, uma lâmpada fluorescente compacta libera vapor de mercúrio continuamente no ar durante várias semanas, e até meses. A quantidade de mercúrio liberada pode ser superior ao valor considerado seguro para a exposição humana.

Assim, além dos riscos de uma disposição final inadequada (aterros comuns), as lâmpadas fluorescentes também podem ser perigosas em nossas casas.

Como o vapor de mercúrio pode ser facilmente inalado, para proteger as pessoas, é recomendada a remoção imediata de lâmpadas fluorescentes quebradas de ambientes fechados, além de ventilação adequada do local do acidente.

Voltar

 

 

NOSSOS SERVIÇOS

A Ecoativa está habilitada e licenciada para realizar o trabalho de coleta,
transporte e descontaminação de todos os tipos de lâmpadas fluorescentes

quero entrar em contato

 

“Trabalho em uma empresa onde tem um consumo elevado de lâmpadas e equipamentos eletrônicos. Natal precisava de uma empresa séria que fizesse a coleta e descarte deste material. E como primamos pelo politicamente correto, optamos pela ECOATIVA, porque temos a certeza que entregamos nossos descartes com quem se preocupa com o meio ambiente.”

Alaídes Lucia Gurgel do Amaral